Apresenta pele nua, nas faces, de cor branca e com pequenas penas escuras, que formam riscas paralelas. Distingue-se pela plumagem verde na coroa e na fronte. Sendo considerada uma das mais bonitas espécies de arara. Machos, fêmeas e juvenis apresentam todos plumagem semelhante.
Quando vive em bandos, juntam-se até 20 indivÃduos mas os casais distinguem-se voando sempre muito juntos. São aves muito ruidosas. Para além dos movimentos diários entre os locais de repouso e de alimentação podem realizar movimentos sazonais em função da disponibilidade de alimento.
A época de nidificação depende da localização geográfica, e o ninho é construÃdo em altitude, em ocos de árvores, geralmente palmeiras. A incubação é realizada apenas pela fêmea e as crias são totalmente dependentes dos progenitores nos primeiros 3 meses de vida.
Esta espécie está muito ameaçada pela captura para o comércio ilegal de espécies exóticas. Entre 1981 e 2005 registaram-se 55 531 indivÃduos capturados na Natureza para o comércio ilegal. Espécie incluÃda no apêndice II da CITES*.
*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção
Florestas tropicais e savanas arborizadas, próximo de linhas de água.
![]() |
Comprimento: 86 cm |
![]() |
1-1,3 kg |