Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Arara-azul-e-amarela
Ara ararauna

Apresenta pele nua, nas faces, de cor branca e com pequenas penas escuras, que formam riscas paralelas. Distingue-se pela plumagem verde na coroa e na fronte. Sendo considerada uma das mais bonitas espécies de arara. Machos, fêmeas e juvenis apresentam todos plumagem semelhante.

Hábitos

Quando vive em bandos, juntam-se até 20 indivíduos mas os casais distinguem-se voando sempre muito juntos. São aves muito ruidosas. Para além dos movimentos diários entre os locais de repouso e de alimentação podem realizar movimentos sazonais em função da disponibilidade de alimento.

Atividade
Zoo Imagem
Diurna
Vida Social
Zoo Imagem
Casal e Bando
Dieta
Zoo Imagem
Frugívora ou Granívora
Reprodução

A época de nidificação depende da localização geográfica, e o ninho é construído em altitude, em ocos de árvores, geralmente palmeiras. A incubação é realizada apenas pela fêmea e as crias são totalmente dependentes dos progenitores nos primeiros 3 meses de vida.

Reprodução
Zoo Imagem
Ovípara
Ovos
Zoo Imagem
1-3 ovos
Incubação
Zoo Imagem
28 dias
Tempo no ninho
Zoo Imagem
3 meses
Conservação

Esta espécie está muito ameaçada pela captura para o comércio ilegal de espécies exóticas. Entre 1981 e 2005 registaram-se 55 531 indivíduos capturados na Natureza para o comércio ilegal. Espécie incluída no apêndice II da CITES*.

*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção

Distribuição e Habitat

Florestas tropicais e savanas arborizadas, próximo de linhas de água.

Zoo Imagem
 
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: 86 cm
Peso
Zoo Imagem
1-1,3 kg
Apadrinhar
Apadrinhado por
Zoo Imagem
Apadrinhe a Arara-azul-e-amarela
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: arara , azul , e , amarela ,
DESCRIPTION: Arara-azul-e-amarela. Apresenta pele nua, nas faces, de cor branca e com pequenas penas escuras, que formam riscas paralelas. Distingue-se pela plumagem verde na coroa e na fronte. Sendo considerada uma das mais bonitas especies de arara. Machos, femeas e