Este é um pequeno tucano, com plumagem sobretudo verde escura e amarela com uma distinta mancha vermelha. O bico é colorido com amarelo, vermelho e preto. Há dimorfismo sexual: o macho tem as penas do pescoço e da cabeça de cor escura enquanto que as da fêmea são de cor castanha-avermelhada.
Esta espécie sedentária vive em pequenos bandos, ou grupos familiares. Alimenta-se sobretudo de frutos mas, ocasionalmente, pode complementar a sua dieta com pequenos insetos. Estes animais são importantes dispersores de sementes dos frutos de que se alimentam.
Atinge a maturidade sexual com 1 ano. A época de reprodução em habitat natural é de fevereiro a junho. O ninho é feito em troncos ocos de árvores e tanto o macho como a fêmea do casal cuidam das crias nos primeiros tempos de vida, até perto dos 6 meses de idade.
A população global desta espécie na natureza parece estar estável. No entanto, a perda do habitat, sobretudo devido à desflorestação, pode vir a ameaçar a sua sobrevivência. Está incluÃda no apêndice II da CITES*.
* Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.
Floresta subtropical e tropical, florestas marginais a savanas e plantações arbóreas.
![]() |
Comprimento: 30-39 cm |
![]() |
110-162 g |