Águia de porte médio-grande, em que a fêmea é maior do que o macho. Nos olhos, a íris é castanha; e as narinas são ovais, contrariamente a outras espécies. Aos 4 anos, a plumagem de adulto, castanho-escura, está completa. Os juvenis apresentam geralmente uma banda esbranquiçada nas tectrizes (penas de cobertura nas asas).
Hábitos
É uma espécie migratória, inverna em África e no Sudoeste da Ásia. Caça mamíferos, répteis e outras aves de que se alimenta. Os juvenis em migração recorrem com mais frequência a cadáveres. Geralmente reúne-se em grupos durante o inverno, frequentemente em associação com outras aves de rapina.
Reprodução
É uma espécie monogâmica e a época de reprodução é na maior parte da sua área de distribuição entre abril e agosto. A disponibilidade alimentar condiciona a reprodução. Os casais constroem o ninho, com forma plana, com raminhos e outros materiais, tanto no solo como em árvores baixas, arbustos ou estruturas artificiais, etc. O casal recorre ao mesmo ninho ano após ano.
Conservação
A população global sofreu um rápido declínio em toda a sua área de distribuição sobretudo devido à destruição do habitat (pela conversão das estepes em terrenos agrícolas), à perseguição direta pelo Homem, ao envenenamento por pesticidas e colisões com linhas de energia. Esta espécie está incluída no apêndice II da CITES*.
*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.
Distribuição e Habitat
Distribuição: Desde a Rússia à Mongólia, China, Turquia, e Médio Oriente, Arábia, Este e Sul de África.
Habitat: Áreas rochosas e áreas abertas desde desertos e savanas, a pastagens e estepes.