Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Sapo-comum-ibérico
Bufo spinosus
Anfíbio robusto com membros fortes e curtos, sendo o maior anfíbio sem cauda da fauna Portuguesa. A cabeça é larga e o focinho curto e arredondado. Pele verrugosa no dorso e flancos e granulosa no ventre. Coloração dorsal variável entre o verde-escuro, amarelo-acastanhado, castanho e, em juvenis, avermelhado. 
Hábitos
Espécie ativa durante o crepúsculo e durante a noite, pode estar ativo durante o dia em tempo húmido. Alimenta-se essencialmente de invertebrados, tais como centopeias, escaravelhos, moscas, borboletas, minhocas e lesmas. Quando ameaçado, incha o corpo esticando as pernas para parecer maior. 
Atividade
Zoo Imagem
Crepuscular e Noturna
Vida Social
Zoo Imagem
Solitária
Dieta
Zoo Imagem
Carnívora
Reprodução
Durante a época reprodutiva, migra para locais aquáticos, muitas vezes o de nascimento. As fêmeas depositam até 8000 ovos, em cordoes gelatinosos até 5 metros de comprimento. 
Reprodução
Zoo Imagem
Ovípara
Ovos
Zoo Imagem
2000-8000
Incubação
Zoo Imagem
5-18 dias
Maturidade Sexual
Zoo Imagem
3 anos
Conservação
Algumas populações são afetadas pela desflorestação, drenagem de zonas húmidas, poluição, intensificação agrícola e atropelamentos. 
Distribuição e Habitat
Ocorre em diversos tipos de habitat: zonas húmidas ou secas, abertas ou com vegetação densa, áreas agrícolas e florestas até jardins urbanos. 
Zoo Imagem
 
Classe: Anfíbios e Outros
Ordem: Anura
Família: Bufonidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: 6-20 cm
Peso
Zoo Imagem
Apadrinhar
Apadrinhe o Sapo-comum-ibérico
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: sapo , comum , iberico ,
DESCRIPTION: Anfíbio robusto com membros fortes e curtos, sendo o maior anfíbio sem cauda da fauna Portuguesa. A cabeça é larga e, , , ,