Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Rã-tomate
Dyscophus guineti

Nos adultos a coloração varia entre o amarelo e o castanho, passando pelo laranja e vermelho, tornando-se mais escura à medida que envelhecem. As cores vivas alertam possíveis predadores para as toxinas que segrega através da pele, como forma de defesa. As fêmeas são maiores do que os machos.

Hábitos

Caça por emboscada, capturando os insetos e invertebrados que passam perto do sítio onde se encontra. Embora associada à água é uma fraca nadadora. Quando ameaçada é frequente insuflar-se de modo a parecer maior e mais ameaçadora.

Atividade
Zoo Imagem
Noturna
Vida Social
Zoo Imagem
Gregária
Dieta
Zoo Imagem
Omnívora
Reprodução

Em habitat natural, a época de reprodução é entre fevereiro e março, após as grandes chuvas. Os machos atraem as fêmeas através de uma vocalização típica que produzem. Os ovos são depositados na superfície da água ou na vegetação submersa.

Reprodução
Zoo Imagem
Ovípara
Ovos
Zoo Imagem
1000-1500 ovos
Incubação
Zoo Imagem
36 horas
Maturidade Sexual
Zoo Imagem
Sem dados
Conservação

A população desta espécie está em declínio. A contínua perda do habitat é a principal ameaça à sua sobrevivência. No entanto, a captura para o comércio ilegal de espécies exóticas, também é de assinalar. 

Distribuição e Habitat

 

Zonas de água parada, charcos pouco profundos e pântanos.
Zoo Imagem
 
Classe: Anfíbios e Outros
Ordem: Anura
Família: Microhylidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: 6-9,5 cm
Peso
Zoo Imagem
<100 g
Apadrinhar
Apadrinhe a Rã-tomate!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: ra , tomate ,
DESCRIPTION: Ra-tomate. Nos adultos a coloracao varia entre o amarelo e o castanho, passando pelo laranja e vermelho, tornando-se mais escura a medida que envelhecem. As cores vivas alertam possiveis predadores para as toxinas que segrega atraves da pele, como forma d