Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Axolote
Ambystoma mexicanum

Ao contrário da maioria dos anfíbios, o Axolote não completa a metamorfose, sendo por isso uma salamandra com aspeto larvar mesmo no estado adulto (neotenia). Distingue-se pela presença de três pares de brânquias externas plumosas nos dois lados da cabeça. A pele é escura, muitas vezes com manchas. Indivíduos albinos são comuns.

Hábitos

É exclusivamente aquática durante todo o seu ciclo de vida. Estes animais são agressivos entre si, podendo morder e mutilar partes de outros indivíduos. Tem, no entanto, uma grande capacidade de regeneração dos tecidos. Alimenta-se de algas e vegetação aquática mas também de invertebrados aquáticos.

Atividade
Zoo Imagem
Noturna
Vida Social
Zoo Imagem
Solitária
Dieta
Zoo Imagem
Omnívora
Reprodução

A época de acasalamento em habitat natural vai de dezembro a junho. O macho liberta pequenas bolsas cónicas de espermatozóides e atrai a fêmea até ao local. Esta aproxima-se e recolhe uma parte através da cloaca. Os ovos, que são fertilizados internamente, ficam aderentes à vegetação devido ao revestimento gelatinoso que os cobre.

Reprodução
Zoo Imagem
Ovípara
Ovos
Zoo Imagem
175-200 ovos
Incubação
Zoo Imagem
2-3 semanas
Maturidade Sexual
Zoo Imagem
18 a 24 meses
Conservação

A diminuição do habitat por ocupação humana, a captura para o comércio ilegal de espécies exóticas e para alimentação das populações locais, são as principais ameaças à sobrevivência desta espécie. É amplamente criada em cativeiro, sobretudo para o comércio de espécies exóticas e para investigação científica. Esta espécie está incluída no apêndice II da CITES*.

*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.

Distribuição e Habitat

Habitat: lagos de água doce, com fundo escuro e vegetação abundante.

Zoo Imagem
 
Classe: Anfíbios e Outros
Ordem: Caudata
Família: Ambystomatidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: <30cm
Peso
Zoo Imagem
125-180 g
Apadrinhar
Apadrinhe o Axolote!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: axolote ,
DESCRIPTION: Axolote. Ao contrario da maioria dos anfibios, o Axolote nao completa a metamorfose, sendo por isso uma salamandra com aspeto larvar mesmo no estado adulto (neotenia). Distingue-se pela presenca de tres pares de branquias externas plumosas nos dois lados