21 de Março de 2019 / Planta do mês
Planta do mês | Olaia
A Primavera teve inicio no dia 21 de março e a partir de agora, todos os dias, somos surpreendidos por diferentes cores e aromas que vão pintar as ruas e jardins por toda a cidade. Uma das árvores que concorre para essa festividade cromática é a Olaia (Cercis siliquastrum), escolhida para arruamento não só pelo seu esplendor mas também pela sua rusticidade que lhe permite sobreviver ao ambiente inóspito das cidades.
 
Esta é uma árvore de pequeno porte que pode atingir os 12 metros de altura. É uma espécie da nossa flora Mediterrânica, de folha caduca, cujas flores começam a nascer ainda antes das folhas o que intensifica a coloração rosa.
 
Tal como acontece com diversas outras espécies, esta árvore tem diferentes nomes comuns. É também conhecida por Árvore-do-amor, devido ás suas folhas em forma de coração, ou Árvore-de-Judas, aluindo a uma lenda segundo a qual Judas Iscariotes se terá enforcado numa árvore desta espécies após ter traído Cristo. Surge por vezes também o nome de Árvore-da-Judeia, local onde a espécie era muito comum. Acredita-se que este terá sido o nome a partir do qual derivou o nome Árvore-de-Judas.
 
Devido à sua floração é uma árvore muito atrativa para os polinizadores e as suas flores estão muito bem adaptadas à polinização.
 
No Jardim Zoológico existem vários exemplares cuja floração exuberante adorna os diferentes espaços. Uma árvore ainda pequena pode ser observada junto da instalação dos Lórios enquanto que exemplares de um porte considerável podem ser observados no Parque de Merendas do Bosque Encantado.
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: planta , do , mes , olaia ,
DESCRIPTION: A Primavera teve inicio no dia 21 de marco e a partir de ag, , , ,