12 de Junho de 2019 / Planta do mês
Planta do mês | Jacarandá
A cidade de Lisboa está mais colorida, pintada em tons de azul arroxeado com a floração dos Jacarandás (Jacaranda mimosifolia). Com os seus 15 metros de altura, a floração pode por vezes passar despercebida aos menos atentos mas quando instaladas em alamedas largas, somos arrebatados pelo esplendor das suas grandes e perfumadas flores, reunidas em panículas piramidais que intensificam a coloração violeta.
 
Endémica da floresta do Noroeste da América do Sul (da Argentina à Bolívia), esta árvore caducifólia está classificada como “Vulnerável” pelo IUCN, ameaçada pelo corte para implementação de culturas ou para exploração pecuária.
 
Apesar de usualmente as espécies vegetais apresentarem diversos nomes comuns, o Jacarandá é das únicas espécies cujo nome comum é igual em quase todos os idiomas do Mundo. Em França, no entanto, é conhecida como Árvore-das-ostras fazendo referência ao fruto que aparenta o animal. Quando maduro, o fruto abre-se e liberta minúsculas sementes que voam e dispersam, promovendo deste modo a continuidade da espécie.
 
O Jacarandá é uma árvore muito apreciada em arruamento, não apenas pela sua floração exuberante mas também pela sua rusticidade e crescimento rápido. Na visita ao Jardim Zoológico poderá observar alguns exemplares desta espécie, que contribuem para uma maior misticidade da visita.
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: planta , do , mes , jacaranda ,
DESCRIPTION: A cidade de Lisboa está mais colorida, pintada em tons de a, , , ,