30 de Março de 2020 / Palavra de Tratador
Encontro com os Tratadores e Treinadores dos Répteis
Nos Campos de Férias do Jardim Zoológico os participantes realizam encontros com tratadores das diferentes espécies. No encontro com os tratadores e treinadores dos répteis os participantes são sensibilizados para a importância destes animais e têm a possibilidade de expor as suas dúvidas.

Quantos tipos de répteis existem e quais as suas características?
Existem quatro tipos de répteis – as tartarugas, as serpentes, os lagartos e os crocodilos – todos caracterizados por terem escamas a cobrir o corpo, sangue frio e nascerem de ovos. Como nascem de ovos, são classificados como ovíparos, no entanto, há alguns répteis cujo embrião se desenvolve num ovo dentro do corpo da progenitora e aí eclode. A estes damos o nome de ovovivíparos.
 
Porque mudam de escamas?
Ao contrário da pele humana que cresce com o corpo, as escamas dos répteis não crescem com eles, tendo de ser mudadas as escamas para o animal crescer. A muda pode ser completa, como é o caso das serpentes que mudam as escamas todas de uma só vez, ou uma muda por partes durante a qual o animal troca escama a escama, como por exemplo no caso das tartarugas.



Tartarugas
As tartarugas são todas iguais?
As tartarugas apresentam características que diferem consoante o meio onde habitam. Deste modo podemos distinguir três tipos diferentes de tartarugas:
Tartaruga aquática – tem os dedos ligados por uma membrana interdigital e a carapaça é mais achatada para facilitar a natação.
Tartaruga semiaquática – tem membrana interdigital até meio dos dedos, e garras para escavar em terra.
Tartaruga terrestre – tem patas fortes para se deslocar em terra e garras para escavar em terra.
 
Qual a maior e menor tartaruga do mundo?
A Tartaruga-das-galápagos é a maior tartaruga do mundo e a Tartaruga-malhada é a mais pequena.



Serpentes
Há serpentes omnívoras?
As serpentes são todas carnívoras.
 
Porque é que as serpentes colocam a língua de fora?
As serpentes têm uma língua bífida (bifurcada) que colocam constantemente de fora para, juntamente com o órgão de Jacobson, situado no céu da boca, obterem informações olfativas e gustativas sobre o meio envolvente. Por exemplo, detetam o odor de possíveis presas, feromonas de fêmeas em cio e eventuais predadores.
 
Qual a maior serpente do mundo?
A maior serpente do mundo é a Pitão-reticulada com cerca de 11 m de comprimento e 150 kg de peso. A Anaconda é a serpente mais pesada, podendo atingir cerca de 250 kg.
 
Toda as serpentes são venenosas?
Há serpentes que não são venenosas no entanto, têm mais de 100 pequenos dentes na boca que utilizam para imobilizar a sua presa, em torno da qual se enrolam de seguida, matando-a por asfixia. Para isso têm o corpo cheio de músculos. Embora tenham dentes as serpentes não mastigam as suas presas, engolem-nas inteiras, e são digeridas por enzimas digestivas.



 
Crocodilos
Os crocodilos ficam desdentados?
Quando estão a caçar os crocodilos podem perder dentes porém não ficam desdentados porque os dentes voltam a crescer. Se este processo não acontecesse, o crocodilo acabaria por morrer uma vez que, sem dentes, não teria como caçar.


 
Lagartos
Qual o maior lagarto?
O maior lagarto é o Dragão-de-komodo que pode atingir cerca de 3 metros de comprimento.
 
Existem lagartos venenosos?
O Monstro-de-gila e o Lagarto-de-contas-mexicano são exemplos de lagartos venenosos. Os Dragões-de-komodo têm na boca muitas bactérias, que infetam a presa aquando da mordedura. Estas bactérias são anticoagulantes, isto é, não permitem que a ferida cicatrize levando a que as presas morram por sangramento e infeção. Alguns estudos recentes indicam que talvez nesse caldo de bactérias possa também existir alguma substância tóxica ou venenosa, mas ainda não está devidamente provado que assim seja. Após morder a presa o Dragão-de-komodo persegue-a até esta acabar por morrer.

 
No Jardim Zoológico existe um espaço, o Reptilário, onde se encontram todos os répteis que habitam no parque.

Qual a necessidade de existir um espaço como este?
Os répteis são animais de sangue frio, ou seja, eles dependem das temperaturas externas do meio para manter a sua temperatura corporal. Precisam de apanhar calor para ficarem mais ativos. É por isso normal verem os répteis, nos dias mais quentes, a apanhar sol para se aquecerem. No caso dos répteis em instalações interiores, existem luzes de aquecimento que substituem o efeito do sol.
 
 
Os répteis devem ser preservados
Os répteis são muito importantes para os seres humanos. Para além de serem os principais reguladores de pragas, é através do veneno de muitos répteis que se produzem importantes medicamentos para o coração, cérebro e sistema nervoso. A obtenção de veneno para a produção destes medicamentos não coloca em causa a vida destes animais.
 
As principais causas de ameaça dos répteis são a desflorestação e o comércio ilegal. A desflorestação, tal como o nome indica, é o corte das árvores que leva à destruição do habitat dos animais. O comércio ilegal consiste na prática ilegal de comércio de répteis. Estes animais podem depois ser vendidos como animais domésticos, ou serem mortos para a produção de objetos, como por exemplo sapatos e malas feitas com a pele de serpentes e cinzeiros feitos com as carapaças de tartaruga. Cada vez mais estes animais são também caçados para alimentação humana.



 
 

 
 
 
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: encontro , com , os , tratadores , e , treinadores , dos , repteis ,
DESCRIPTION: Nos Campos de Férias do Jardim Zoológico os participantes realizam encontros com tratadores das diferentes espécies. No encontro com os tratadores e treinadores dos répteis os participantes são sensibilizados para a importância destes animais e têm a poss