O Jardim Zoológico está de parabéns pelo seu 135º aniversário. 135 anos de História, moldados pela investigação que promove uma constante atualização em prol do bem-estar animal. Desde o início do ano, lórios, flamingos e pelicanos, já viram as suas instalações renovadas e até ao final do ano essa será igualmente uma realidade para outros animais, como por exemplo os grandes mamíferos da savana.
As instalações dos animais adaptaram-se e são pensadas de acordo com a espécie e as suas características. Instalações de animais como primatas e felinos, contam agora com maior área útil já que plataformas em altura, as cordas lhes permitem explorar o espaço considerando o volume. Esta nova estratégia ofereceu aos animais novas oportunidades de escolha o que se traduz em maior bem-estar.
A alimentação dos animais não passa apenas pela colocação de alimento dentro das instalações. Todos os dias, o Serviço de nutrição «acorda» pelas 7h da manhã para preparar as dietas das diferentes espécies, e de cada indivíduo em particular. Reconhece as necessidades dos animais enquanto indivíduos e adapta as suas dietas: uma fêmea gestante ou em amamentação, não tem as mesmas necessidades nutricionais do que um jovem macho ou de um animal mais velho.
A partir dos anos 90, com a adesão do Jardim Zoológico à EAZA, associação Europeia de Zoos e aquários, são introduzidos novos procedimentos que visam aumentar as escolhas dos animais dentro da instalação e oferecer-lhes estímulos para que possam desenvolver os seus comportamentos naturais. Esse conjunto de técnicas é designado por “enriquecimento ambiental” e pode ter como objetivo estimular comportamentos de caça, de marcação de território, ou de manter o animal ocupado através de oportunidades para o desempenho dos seus comportamentos naturais.
O Jardim Zoológico é uma arca de Noé do século XXI que contribui para a constituição de populações saudáveis e geneticamente diversas para garantir a continuidade das espécies. Fora do seu perímetro o Jardim Zoológico trabalha diretamente no habitat dos animais e da Europa à América, passando por África, Ásia e Oceânia participa financeiramente ou com recursos humanos e informação para restabelecer as populações e os seus habitats.
Com 135 anos o Jardim Zoológico está mais vivo do que nunca e trabalha todos os dias para restabelecer a vida na natureza.