Conservação
Tigres, a uma risca da extinção
O Dia Mundial do Tigre foi criado no dia 28 de julho de 2010, na Cimeira do Tigre que teve lugar em São Petersburgo, Rússia. Com o objetivo de delinear uma estratégia que permitisse aumentar o número de indivíduos em habitat natural, marcaram presença no encontro os treze países onde a espécie existia no momento.

Nesse ano os registos indicavam a existência de cerca de 3200 indivíduos na natureza tendo sido traçada a meta ambiciosa de duplicar esse número e atingir os 7000 animais em 2022.

Globalmente classificados como “Em Perigo” pela União Internacional para a conservação da natureza, IUCN, com três subespécies já extintas e apresentando uma tendência global de decréscimo populacional, o maior felino do mundo corre um sério risco de extinção. Ameaçados pela perda e fragmentação do habitat e pelo abate por traficantes para a obtenção dos subprodutos, torna-se cada vez mais importante a adoção de medidas para que estes não passem a ser apenas gravuras num livro de animais.

Os últimos dados disponibilizados pelo IUCN remontam a 2014 e indicam a existência de cerca de 3500 tigres em habitat natural apontando uma tendência decrescente da população.

29 de Julho de 2021
Categorias
Pesquisa
Zoo Imagem
Parceiros Educacionais

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: tigres , a , uma , risca , da , extincao ,
DESCRIPTION: O Dia Mundial do Tigre foi criado no dia 28 de julho de 2010, , , ,