21 de Julho de 2021 / Conservação
Parque Nacional no Congo retirado da Lista de Património Mundial em Perigo
No passado dia 19 de julho a UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, anunciou a saída do Parque Nacional de Salonga da lista do Património Mundial em Perigo, estatuto que terá recebido em 1984. 

Segundo a UNESCO "a monitorização regular da vida selvagem”, naquele que é o maior parque da República democrática do Congo, “mostra que as populações de bonobos permanecem estáveis apesar das pressões do passado" e que "a população de elefantes florestais começou lentamente a recuperar".

Entre as ações de preservação aplicadas salienta-se o impedimento na implantação de explorações petrolíferas no parque. Na declaração citada pela agência France-Press, "O comité congratula-se com o esclarecimento de que as concessões petrolíferas que se estendem ao parque são nulas e que os blocos de petróleo dentro do parque serão excluídos de futuros leilões".

Considerado a maior reserva de floresta tropical africana, este parque engloba as turfeiras da Bacia do Congo. Estas zonas húmidas caracterizadas por uma grande biodiversidade cobrem 145.000 quilómetros quadrados e, segundo a Organização Não-Governamental Greenpeace, armazenam cerca de trina mil milhões de toneladas de carbono.

Salonga foi criado em 1970 pelo antigo ditador Mobutu Sese Seko e hoje, trinta e sete anos depois de lhe ter sido atribuído um estatuto de perigo, é um exemplo de como os programas de conservação são importantes para a conservação das espécies e dos seus habitats. 

Fonte | LUSA
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: parque , nacional , no , congo , retirado , da , lista , de , patrimonio , mundial , em , perigo ,
DESCRIPTION: No passado dia 19 de julho a UNESCO, Organização das Naç?, , , ,