O Pelicano-real é uma das maiores aves marinhas que existe.
Uma vez que depende da água, desenvolveu algumas estratégias que lhe permitem uma melhor adaptação ao meio.
É comum, por exemplo, observarmos esta ave a tratar as suas penas. Mas sabia que ela o faz para garantir a sua impermeabilização? No dorso do pelicano estão localizadas glândulas que segrega uma substância gordurosa. Quando estão a tratar das penas, os animais espalham essa gordura pelo corpo garantindo deste modo a impermeabilização das mesmas.
As membranas interdigitais localizadas nas suas patas são outra estratégia de adaptação e permitem que ave se desloque dentro de água. Esta é uma espécie que se organiza em bando pelo que é comum vê-la em movimentos sincronizados de natação com os restantes membros do grupo.
O grupo é também importante na obtenção de alimento. Como aves marinhas que são alimentam-se de peixe e têm uma estratégia de caça muito bem definida. Em conjunto, vários membros do bando encurralam o peixe em águas menos profundas e com movimentos bruscos do seu bico conseguem capturá-lo. Por baixo do bico, o pelicano possui ainda uma membrana amarela designada por saco gular que funciona como uma rede de pesca, onde o peixe se acumula antes de ser engolido.
A redução dos stocks de peixes e a poluição são as principais ameaças desta ave.