Jardim Zoológico na Namíbia. Programa de Conservação das Chitas
O Jardim Zoológico está em Sete Rios, mas a sua ação de conservação desenvolve-se um pouco por todo o mundo, à exceção dos polos. Na semana em que se celebra a o Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem e o Dia Internacional da Chita, “damos voz” ao Programa de Conservação de Chitas na Namíbia, Livestock Guardia Dog Program, que o Zoo apoia desde 2019.
Este projeto, desenvolvido pela Cheetah Conservation Fund, tem como objetivo diminuir o conflito entre as populações humanas e os predadores selvagens que devido à perda de habitat e à redução das presas naturais, são obrigados a aproximar-se dos rebanhos em busca de alimento. O programa de conservação recorre a cães que, pela sua presença altiva, ladrar intimidante e natureza leal e protetora, assustam os predadores. Desde o início do programa registou-se uma redução de cerca de 80% das
perdas de gado, salvando deste modo a vida de centenas de chitas e outros predadores.
Em 2019 o Jardim Zoológico contribuiu para o projeto com o envio de uma fêmea de uma das raças selecionadas, os Cães-pastor da Anatólia. “Lisboa”, a cadela que viajou de Portugal até à Namíbia a fim de fazer parte deste grande projeto de conservação, teve este ano a sua primeira ninhada.
Segundo a Dra. Laurie Marker, responsável pelo Studbook Internacional da Chita e fundadora do Cheetah Conservation Fund, estes são “os melhores protetores de ovelhas e cabras que existem”. Devido ao seu fenótipo, “os cães-pastor asseguram um perímetro de segurança entre o gado e os animais selvagens, detendo deste modo potenciais predadores. Estas características e os resultados comprovados tranquilizam os pastores, fazendo com que não coloquem armadilhas ou disparem instintivamente sobre as chitas.”
TAGS: jardim , zoologico , na , namibia , programa , de , conservacao , das , chitas ,
DESCRIPTION: O Jardim Zoológico está em Sete Rios, mas a sua ação de , , , ,