18 de Maio de 2020 / Conservação
Dia Mundial da Abelha
No dia 20 de maio, assinala-se o Dia Mundial da Abelha, uma data criada para celebrar a importância dos polinizadores e sensibilizar para as ameaças que estes animais enfrentam.

Porquê o dia 20 de maio? Este dia coincide com o aniversário de Anton Janša, nascido em 1734 e natural da Eslovénia, pioneiro em técnicas modernas de apicultura e especialista neste campo.

Quem nunca ouviu alguém gritar “É uma abelha!”, enquanto abana os braços e corre para fugir desta criatura voadora? Muitas pessoas têm medo de abelhas, talvez pelo aspeto assustador do seu ferrão. No entanto, contrariamente ao que se possa pensar, as abelhas não são insetos agressivos e não perseguem humanos sem serem provocadas. Se se aproximarem de alguém, é porque provavelmente existe algo que atraiu a sua atenção, como algum alimento ou bebida.

Sabia que há plantas que são polinizadas apenas por uma determinada espécie de inseto?
A planta do cacau (Theobroma cacao) depende, por exemplo, de moscas! Já a baunilha, a vagem (fruto) de cerca de 150 espécies de orquídeas, em que apenas duas destas são comestíveis, é polinizada pelas pequenas abelhas-da-baunilha. 

Cerca de 80% das plantas com flor do Planeta precisam de animais para serem polinizadas, não sendo apenas as abelhas que o fazem. Borboletas, abelhas, moscas, abelhões, vespas, formigas e até escaravelhos são apenas alguns dos insetos sem os quais a vida na Terra seria muito diferente.

       

As populações de abelhas e outros polinizadores estão a desaparecer, principalmente devido ao uso massivo de pesticidas, aliado aos sistemas de agricultura intensiva e de monocultura, à introdução de espécies invasoras, a doenças e às alterações climáticas.

No Dia Mundial da Abelha, deixamos algumas razões que tornam os polinizadores tão importantes e dicas de como podemos ajudá-los:


Melhoram as nossas dietas, fornecendo micronutrientes (alimentos ricos)
Muitas frutas, vegetais, sementes, frutos secos e óleos, desapareceriam se os polinizadores deixassem de existir. Um mundo sem polinizadores é um mundo sem alguns dos alimentos considerados por muitos imprescindíveis, como morangos, maçãs, mirtilos, cerejas, amêndoas, cacau e café.

Dica: Crie áreas de flores silvestres na sua varanda, parapeito ou jardim – não precisa de muito espaço! Escolha flores com cores, formas e épocas de floração diferentes, ideais para polinizadores de espécies distintas.


Dão-nos mel!
Sabia que das cerca de 20.000 espécies de abelhas que existem, apenas 7 são abelhas produtoras de mel? Este produto é um adoçante natural com propriedades antibacterianas e antissépticas. Há milhares de anos que o mel faz parte da civilização humana. Os egípcios, por exemplo, utilizavam o mel para fins medicinais, como curar feridas.

Dica: Compre mel de produtores locais, que geralmente recorrem a técnicas de apicultura sustentáveis.


Tornam os nossos alimentos mais saborosos
As plantas, ao serem bem polinizadas, vão produzir frutos e vegetais maiores, mais uniformes e mais saborosos. Se não forem polinizadas corretamente, as plantas não investirão necessariamente os seus recursos de forma igual na produção de uma fruta ou vegetal.

Dica: Prefira produtos biológicos e da época. Evite o uso de pesticidas, fungicidas ou herbicidas no seu jardim/horta. A ação ampla destes produtos é extremamente prejudicial para os polinizadores, podendo ir desde a desorientação à acumulação de toxicidade no seu organismo até, finalmente, à morte.
 
 
As abelhas e outros polinizadores têm um papel vital para o equilíbrio do nosso Planeta. Aprenda mais sobre estes fascinantes animais e torne-se um embaixador pela conservação dos polinizadores!
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: dia , mundial , da , abelha ,
DESCRIPTION: No dia 20 de maio, assinala-se o Dia Mundial da Abelha, uma data criada para celebrar a importância dos polinizadores e sensibilizar para as ameaças que estes animais enfrentam.