08 de Maio de 2020 / Conservação
Aparecimento do primeiro Urso-pardo na Galiza ao fim de 150 anos
Graças a armadilhas fotográficas e alguma sorte, um Urso-pardo foi visto pela primeira vez em 150 anos na região de Ourense, na Galiza.

Segundo o The Guardian, as imagens foram captadas por acaso por uma equipa da produtora Zeitun Films que se encontrava a gravar um documentário galego, “Montanha ou Morte”, no Parque Natural do Invernadeiro, na província de Ourense.



Apesar desta área albergar espécies como lobos, veados e javalis, acredita-se que foi o primeiro avistamento de um Urso-pardo em mais de um século.

“Este urso, um macho com idade entre os 3 e os 5 anos, é o primeiro a ser filmado na área e provavelmente o primeiro a atravessar esta região nos últimos 150 anos”, afirma a produtora Zeitun Films.

Segundo dois guardas do Parque Natural, Ricardo Prieto Rochas e Tomás Pérez Hernández, que se encontram a colaborar no desenvolvimento do filme, o urso deverá ter passado todo o inverno no parque, vindo provavelmente das montanhas da Serra do Courel, localizadas mais a norte.


Fotografia: Montaña ou Morte | Zeitun Films

Ricardo Rochas e Tomás Hernández acreditam que o aparecimento deste animal pode ser um indicador de que “a região se encontra apta para o estabelecimento de outros exemplares desta espécie no futuro”.

A área está localizada a cerca de duas horas de carro do Parque de Montesinho, onde em maio de 2019 foi também registada a presença de um Urso-pardo. Foi a primeira vez desde 1843 que se avistou um exemplar desta espécie em Portugal.

Em Espanha, são conhecidas duas populações de ursos: na região da Cordilheira Cantábrica, no Norte do país, e também na zona dos Pirenéus, junto à fronteira com Espanha, onde está em curso um processo de reintrodução da espécie.

O Urso-pardo é uma espécie protegida em Espanha desde 1973 e foi classificada regionalmente como “Em Perigo” de extinção em 1989. O censo à população da Cordilheira Cantábrica realizado em 2018, e divulgado em novembro do ano passado, indicou a presença de 38 fêmeas reprodutoras e o nascimento de 64 crias nesse ano.
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: aparecimento , do , primeiro , urso , pardo , na , galiza , ao , fim , de , 150 , anos ,
DESCRIPTION: Graças a armadilhas fotográficas e alguma sorte, um Urso-pardo foi visto pela primeira vez em 150 anos na região de Ourense, na Galiza.