20 de Maio de 2022 / Conservação
A Abelha

Read in English  


No dia 20 de maio assinala-se o Dia Mundial da Abelha, uma data criada com o objetivo de relembrar a importância deste pequeno inseto do qual depende, em grande parte, o nosso bem-estar.  

Só em Portugal vivem mais de quinhentas espécies diferentes de abelhas, entre as mais de vinte mil conhecidas em todo o mundo. Estas são consideradas campeãs da polinização, ou seja, são especialistas em promover a passagem do pólen, das estruturas do aparelho reprodutor masculino da flor, os estames, para o aparelho reprodutor feminino, o estigma. Este processo é essencial para todos nós, uma vez que dele dependem alimentos como, laranjas, maçãs, morangos, cenouras, cebolas, melancia e até o café. Na realidade, um terço dos alimentos que chegam ao nosso prato, resulta da ação dos polinizadores, não só no que respeita à quantidade, mas também à qualidade dos mesmos. 

Mas porque será que as abelhas são tão boas a polinizar? A abelha vai de flor em flor à procura de néctar para se alimentar. Nesse processo, os grãos de pólen ficam agarrados ao seu “fato peludo”. Quando passa para a próxima planta, a abelha transporta consigo esses grãos que acabam por se soltar, dando origem à fecundação do óvulo dessa planta, ou seja, à polinização. Mas não há apenas uma abelha dedicada a este processo! O mesmo é multiplicado pelas dezenas de milhares de abelhas que compõem uma colónia, e que são avisadas pelas outras, por entre danças e zumbidos, da localização das flores, garantindo assim que mais abelhas vão estar envolvidas na polinização.  

Apesar da Abelha-melífera ser um dos promotores de polinização mais relevante, borboletas, moscas, abelhões, vespas, formigas e escaravelhos, são outros polinizadores, também eles importantes, e sem os quais a vida na Terra seria muito diferente. 

S.O.S. polinizadores  

São muitas as ameaças a que os polinizadores estão expostos. Entre eles, destacamos o crescimento demográfico que promove a destruição do seu habitat natural, a utilização de pesticidas, a introdução de espécies invasoras e as alterações climáticas. As crescentes mudanças no clima, com maiores períodos de temperaturas extremas, refletem-se no equilíbrio dos ecossistemas. Escassez de água ou florações fora da época, são alguns exemplos disso, que impedem a sobrevivência dos polinizadores, ou faz com que a sua função polinizadora não seja tão eficaz. 


Vamos fazer a diferença! 

Flores e mais flores, são as palavras de ordem na salvaguarda dos polinizadores. Não precisa de muito espaço. Uma varanda, um parapeito, são suficientes para criar um pequeno jardim onde os polinizadores possam descansar e alimentar-se. O ideal será optar por flores com diferentes cores, formas e épocas de floração para assim, criar a situação ideal para um maior número de polinizadores.  
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: a , abelha ,
DESCRIPTION: No dia 20 de maio assinala-se o Dia Mundial da Abelha, uma d, , , ,