17 de Agosto de 2019 / Aprender
Vamos falar sobre o Jaguar
O Jaguar é o maior felino do continente americano. Distingue-se pelo padrão da pelagem, com grandes rosetas negras e pequenas pintas, também negras, num fundo de cor ocre. No entanto, o que muitos não sabem, é que esta é também a espécie comummente designada por Pantera-negra.
 
A pantera é, na verdade, um Jaguar de cor negra. Em zoologia, diz-se que são animais melânicos, apresentam uma variante na coloração da pelagem que resulta de uma grande acumulação de melanina, o que lhes confere a cor negra. A falta de melanina dá origem a uma condição inversa, verificada pela ausência de cor que denominamos de albinismo. Porém, apesar de numa primeira análise o Jaguar negro se apresentar como um animal todo preto, quando observado com maior cuidado conseguimos distinguir as rosetas desenhadas no seu pelo, numa tonalidade mais clara.
 
Ao contrário do Tigre-branco, que não tem capacidade de sobreviver no habitat natural devido à alteração da sua coloração original (não sendo albinismo), o Jaguar melânico consegue sobreviver em habitat natural uma vez que a cor negra não o impede de se camuflar.
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: vamos , falar , sobre , o , jaguar ,
DESCRIPTION: O Jaguar é o maior felino do continente americano. Distingu, , , ,