29 de Julho de 2019 / Aprender
​SIBÉRIA VS SUMATRA
No Jardim Zoológico habitam duas subespécies de Tigre - o Tigre-da-sibéria (Panthera tigris altaica) e o Tigre-de-sumatra (Panthera tigris sumatrae).  Embora iguais à primeira vista, estes dois felinos têm algumas diferenças que poderão ser apreciadas a olho nu.
 
Vamos analisar as características do Tigre-da-sibéria em comparação com o Tigre-de-sumatra.

 
 
 
O tamanho
Os Tigres-da-sibéria são os maiores felinos do mundo. Podem atingir cerca de 3 metros de comprimento e cerca de 1,1 metros de altura ao garrote. Já os Tigres-de-sumatra são a mais pequena subespécie de tigre podendo atingir cerca de 2,5 metros de comprimento e cerca de 81 centímetros de altura ao garrote.
 
A pelagem
Os Tigres-da-sibéria são provenientes de vales e encostas rochosas no extremo leste da Rússia e Nordeste da China. A pelagem é cor de ocre e mais clara e densa do que a dos Tigres-de-sumatra, como adaptação à neve e ao frio. Os Tigres-de-sumatra são provenientes de florestas tropicais húmidas, razão pela qual apresentam uma pelagem ocre-acastanhada e riscas negras longitudinais largas e muitas vezes duplas, o que faz com que a sua pelagem seja mais escura do que nas restantes subespécies.
 
 
 
Tigre-da-sibéria (Panthera tigris altaica) e Tigre-de-sumatra (Panthera tigris sumatrae)
  
Ameaças
Apesar de distintas ambas as subespécies estão ameaçadas pela extinção. As razões, são idênticas: perda de habitat devido à expansão humana, caça para comércio ilegal da pele e orgãos e perseguição direta pelas populações humanas por serem considerados uma ameaça. Segundo o Instituto para Conservação da Natureza (IUCN), os Tigres-da-sibéria estão classificados como "em perigo" e os Tigres-de-sumatra como "criticamente em perigo". Nesta escala, a classificação "criticamente em perigo" é o último patamar antes da extinção. É urgente travar esta tendência.
 
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: siberia , vs , sumatra ,
DESCRIPTION: No Jardim Zoológico habitam duas subespécies de Tigre - o?, , , ,