03 de Outubro de 2019 / Aprender
Árvores Europeias Ameaçadas pela Extinção
Mais de metade das árvores endémicas da Europa estão ameaçadas pela extinção, o alerta é da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Como principais fatores de ameaça são apontadas a introdução de espécies invasoras e a desflorestação para o desenvolvimento urbano e para a exploração de madeira.
 
A mais recente publicação da Lista Vermelha de Árvores Europeias, avaliou o estatuto de conservação de 454 espécies de árvores nativas do continente europeu. Desse conjunto, 265 espécies (mais de 58%) correspondem a espécies endémicas, ou seja, que ocorrem exclusivamente no continente europeu. O documento avança ainda que 15% desses endemismos (66 espécies) estão classificadas como “Criticamente em Perigo”.

 
 
As espécies invasoras, introduzidas pelo Homem e que competem com as árvores endémicas pela obtenção de recursos: alimento e espaço, são apontadas como a principal ameaça à sobrevivência das árvores europeias. Também a perda e destruição das áreas selvagens europeias, para expansão urbana e para a agricultura, e as alterações climáticas são consideradas  ameaças importantes.
 
Segundo Craig Hilton-Taylor, coordenador da Lista Vermelha da IUCN “é alarmante que mais de 50% das espécies endémicas europeias esteja atualmente ameaçada pela extinção. As árvores são essenciais para a vida na Terra, e as árvores Europeias, em toda a sua diversidade, são uma fonte de alimento e abrigo para um incalculável número de animais como aves e esquilos, e têm ainda um papel económico fundamental.” Craig sugere ainda um plano de gestão para a conservação e uso sustentável dos terrenos.­­



Através deste relatório a IUCN procura avaliar espécies não apenas de árvores, mas também de outras ordens como moluscos terrestres e briófitos, por vezes esquecidos no campo da conservação, para melhorar o conhecimento sobre a biodiversidade do continente. Segundo o documento agora apresentado, estamos perante um conjunto de mais de 15.000 espécies nativas da Europa em risco de extinção regional. Os moluscos terrestres, por exemplo, são indicadores importantes da qualidade dos solos uma vez que desempenham um papel importante na regeneração do solo e na reciclagem de nutrientes nos ecossistemas naturais, sendo também uma fonte de alimento para outros animais.
 
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: rvores , europeias , ameacadas , pela , extincao ,
DESCRIPTION: Mais de metade das árvores endémicas da Europa est, , , ,