17 de Maio de 2019 / Aprender
Onde habitam os seres vivos?
Ao conjunto da atmosfera, dos seres vivos, do ambiente natural que os rodeia (água, ar, solo) e das relações que estabelecem entre si, dá-se o nome de biosfera. Em cada ambiente natural os seres vivos têm o seu lugar próprio, fazem parte de um ecossistema onde encontram abrigo, se alimentam e se reproduzem. A esse ambiente damos o nome de habitat.
 
Podemos observar seres vivos em habitats aquáticos ou em habitats terrestres.
 
Os habitats aquáticos são constituídos pelos rios, mares, lagos e oceanos. Os lagos são permanentes massas de água doce ou salgada depositada em depressões de terreno e que ocorrem no interior dos continentes. Os rios são cursos, geralmente de água doce, que flui pela ação da gravidade, desaguando no oceano, em mares ou outros rios. Os oceanos são também ambientes aquáticos, mas de água salgada em exclusivo, que cobrem a maior parte da superfície terrestre. Também com água salgada existem os mares que são uma extensão dos oceanos ou que estão situados no interior de um continente.
 
À semelhança dos habitats aquáticos, também existem diferentes habitats terrestres, como por exemplo o deserto, a floresta e a savana. Em todos eles pode-se encontrar seres vivos muito diferentes, adaptados a cada um destes habitats, também eles todos diferentes.
 
O deserto por exemplo, é caracterizado pela ocorrência de pouca vegetação, em parte, devido ao solo, constituído por areia e que não é propício ao desenvolvimento de plantas. Aqui podemos ainda observar um fenómeno denominado por “grande amplitude térmica”, ou seja, temperaturas muito quentes durante o dia e muito frias durante a noite.

As savanas são também caracterizadas pela existência de pouca vegetação, no entanto, neste habitat, ao contrário dos desertos, encontramos o solo revestido por vegetação rasteira e pontualmente árvores de grande dimensão. Aqui podemos distinguir duas estações do ano - a época seca, durante a qual faz muito calor, e a estação húmida, ou estação das chuvas, durante a qual chove muito.
 
As florestas distinguem-se por completo dos dois habitats terrestres anteriormente falados uma vez que são caracterizadas pela abundante vegetação. Podemos distinguir diferentes tipos de florestas, tendo em conta o tipo de vegetação que nela encontramos, como por exemplo, florestas de montanha, caracterizadas pela ocorrência de vegetação caduca e coníferas; e a floresta tropical, caracterizada por uma grande ocorrência de árvores de folha persistente. A floresta tropical encerra em si a maior diversidade de plantas e animais de todos os ecossistemas terrestres.
 
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: onde , habitam , os , seres , vivos ,
DESCRIPTION: Ao conjunto da atmosfera, dos seres vivos, do ambiente natur, , , ,