10 de Agosto de 2019 / Aprender
No Dia Mundial do (Rei) Leão, vamos falar sobre hienas
É cada vez mais reconhecida a relação entre os filmes de animação com animais e a conservação da natureza, para o bem ou para o mal. Por essa razão é um dever a preocupação em transmitir mensagens que fomentem o respeito pelas espécies e pelos seus habitats. 
 
Aproveitando o lançamento do novo filme «O Rei Leão» nas salas de cinema, damos destaque a uma das espécies do filme, incompreendida pelos espectadores devido à conotação negativa que lhe é atribuída. Vamos falar sobre hienas e reforçar a importância destes animais num ecossistema em equilíbrio.

 
Conhecem-se espécies diferentes de hiena. A hiena-malhada (representada no filme), é um mamífero carnívoro de porte médio que habita nas planícies e savanas de África. Emite vários tipos de vocalizações sendo um deles muito característico e assemelha-se a um riso. Numa sociedade dominada pelas fêmeas, é reconhecida a territorialidade da espécie, mesmo dentro do próprio grupo, o que vem reforçar a sua «má reputação».
 
Apesar de ocupar um lugar de topo na cadeia alimentar e ser um dos melhores caçadores da fauna africana, uma boa parte da sua alimentação é à base da ingestão completa de carcaças que encontra ou rouba a outros animais.  Por essa razão, apresentam uma dentição adaptada à mastigação de ossos e o sistema digestivo bem adaptado à sua digestão. Estas adaptações permitem-lhe aproveitar todos os nutrientes de uma carcaça, uma das razões para o sucesso evolutivo da espécie.
 
A sua alimentação faz dela, à semelhança dos abutres, um elemento importante na ecologia do seu habitat, uma vez que contribuem para a “limpeza” da savana impedindo a proliferação de doenças que poderiam advir das carcaças em decomposição. Leões e hienas competem diretamente por alimento, e muitas vezes defrontam-se nas caçadas.
 
 
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: no , dia , mundial , do , rei , leao , vamos , falar , sobre , hienas ,
DESCRIPTION: É cada vez mais reconhecida a relação entre os fi, , , ,