20 de Maio de 2019 / Aprender
DIA MUNDIAL DA ABELHA
Hoje assinala-se o Dia Mundial da Abelha, uma data criada para celebrar a importância dos polinizadores e alertar pata os problemas do meio que estão a levar ao declínio desta classe.
 
Cerca de 80% das plantas com flor do Planeta precisam de animais para serem polinizadas, mas não são apenas as abelhas que o fazem. Borboletas, abelhas, moscas, abelhões, vespas, formigas e escaravelhos são apenas alguns dos insetos sem os quais a vida na Terra seria muito diferente.
 
A polinização é um fenómeno essencial para a agricultura uma vez que 70% de todas as culturas agrícolas no mundo, dependem da polinização por insetos para a produção de semente. Estima-se que 1/3 dos alimentos que chegam ao nosso prato depende de polinizadores. Os polinizadores afetam 35% das terras agrícolas do Planeta, aumentando a produção e a qualidade dos produtos alimentares.
 
Estima-se que a polinização por insetos na União Europeia, tenha um valor económico de mais de 15 mil milhões de euros por ano. Laranjas, maçãs, morangos, cenouras, cebolas, café ou melancia são alguns dos produtos do quotidiano que dependem de polinizadores e que se encontram igualmente ameaçados pelo seu declínio.
 
Reconhecendo a importância dos polinizadores e da fauna e flora autóctones, o Jardim Zoológico vai dinamizar no dia 1 de junho o workshop “Construção de abrigos para aves e insetos”. Esta é uma atividade gratuita, inserida no projeto “Clube da Natureza”, que irá decorrer na zona franca do Jardim Zoológico. Esta atividade, procura sensibilizar os participantes para os problemas relacionados com a biodiversidade local através da construção de ninhos para aves e hotéis para insetos. Com o desenvolvimento das cidades a fauna está a sofrer uma  pressão cada vez maior pelo que é importante fazer de cada parque, jardim ou varanda, um ponto de apoio para  garantir a sobrevivência destes animais e o equilíbrio dos ecossistemas.
 
No decorrer deste workshop poderá ainda participar na atividade “À conversa com o Biólogo”, que tem como principal objetivo dar a conhecer a rica diversidade de avifauna que é possível observar na cidade de Lisboa, e ainda, o papel fundamental dos insetos enquanto polinizadores, levando miúdos e graúdos a ‘voar’ pelo fascinante mundo destes animais. 



 
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: dia , mundial , da , abelha ,
DESCRIPTION: Hoje assinala-se o Dia Mundial da Abelha, uma data criada pa, , , ,