03 de Julho de 2019 / Aprender
​Dia Internacional Sem Sacos de Plástico
No dia 3 de julho assinala-se o “Dia Internacional sem Sacos de Plástico”. A efeméride criada em 2017, pretende alertar para a produção e consumo excessivo de sacos de plástico, apresentando alternativas sustentáveis ao problema.

Segundo uma publicação da Quercus, estima-se que cada cidadão europeu consome cerca de 500 sacos de plástico por ano, sendo que em 2008, só na Europa, foram produzidos 3,4 milhões de toneladas de sacos para utilização.

Acredita-se que o consumo insustentável de sacos é potenciado pela sua gratuidade que faz com que o consumidor final não lhe atribua valor e, consequentemente, não lhe dê o fim adequado – reutilização ou reciclagem. Por essa razão, e numa tentativa de controlar o problema, em Portugal, desde 2015, as superfícies comerciais atribuíram uma taxa de 10 cêntimos para a aquisição de sacos de plástico. No entanto, plásticos finos continuam a estar disponíveis sem qualquer custo associado, sobretudo para utilização muito curta de minutos ou poucas horas.

A mais recente notícia sobre este tema foi avançada esta segunda-feira pela agência Lusa e anuncia que a Nova Zelândia acaba de proibir os comerciantes de todo o país de distribuírem sacos de plástico pelos clientes. Segundo a notícia, a lei prevê multas de mais de 59 mil euros para os estabelecimentos que não a cumpram.
   
Um problema para a biodiversidade marinha 

Ao chegar a rios, mares e oceanos, o saco de plástico sofre a influência das correntes marinhas e “imita” o movimento de alguns animais marinhos, como por exemplo as alforrecas, que servem de alimento a outros animais como tartarugas marinhas. Ao confundirem o plástico com o alimento, os animais acabam por o ingerir. E esta, é apenas uma das inúmeras formas do plástico ser prejudicial para os animais e para o Planeta.
 
Como agir?
Neste dia, apela-se à mudança de comportamento em relação à utilização de sacos de plástico. O ideal será recusar sacos de plástico, substituindo-os por sacos reutilizáveis de papel ou pano.
 
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: dia , internacional , sem , sacos , de , plastico ,
DESCRIPTION: No dia 3 de julho assinala-se o “Dia Internacional sem Sac, , , ,