22 de Abril de 2019 / Aprender
Dia da Terra
O Dia da Terra foi criado em 1970 com o objetivo de sensibilizar para a problemática da destruição e contaminação dos habitats e, consequentemente, promover a conservação da biodiversidade.
 
Este ano, sob o mote salvar as nossas espécies o Dia da Terra pretende chamar à atenção para as espécies ameaçadas de extinção, desde as pequenas abelhas, aos grandes elefantes e girafas, passando pelas extensas áreas de recifes de coral, uma vez que, aos olhos da conservação, todos têm a mesma dimensão e todos devem ser conservados.
 
A extinção em números
 
Desde o primeiro dia em que se comemorou o Dia da Terra, em 1970, muitas formas de vida se extinguiram da superfície terrestre.
 
  • O planeta perdeu cerca de 40% das espécies terrestres e marinhas;
  • Das cerca de 11.000 aves do mundo estima-se que cerca de 40% estejam em declínio;
  • Estima-se que se tenha perdido cerca de 75% dos animais de água doce;
  • Também as  populações de insetos diminuíram cerca de 75% em alguns habitats
  • Cerca de um quarto dos recifes de corais foi até agora destruído de forma irreparável e 75% dos restantes encontra-se em risco;
  • Estima-se ainda que os seres humanos tenham impactado cerca de 83% da superfície terrestre afetando os ecossistemas e as espécies 
 
Apesar de diferentes entre si, a maior parte das formas de vida ameaçadas de extinção no nosso planeta, tem como principal causa a ação humana. Por essa razão é ainda possível reverter esta tendência e fazer com que muitas das espécies em declínio recuperem.
 
Faz parte da missão do Jardim Zoológico sensibilizar diariamente os visitantes para os problemas observados no habitat natural das espécies, incentivando os mesmos na adoção de boas práticas para a conservação das espécies e dos seus habitats.
 
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: dia , da , terra ,
DESCRIPTION: O Dia da Terra foi criado em 1970 com o objetivo de sensibil, , , ,