O Dia da Terra foi criado em 1970 com o objetivo de sensibilizar para a problemática da destruição e contaminação dos habitats e, consequentemente, promover a conservação da biodiversidade.
Â
Este ano, sob o mote
salvar as nossas espécies o Dia da Terra pretende chamar à atenção para as espécies ameaçadas de extinção, desde as pequenas abelhas, aos grandes elefantes e girafas, passando pelas extensas áreas de recifes de coral, uma vez que, aos olhos da conservação, todos têm a mesma dimensão e todos devem ser conservados.
Â
A extinção em números
Â
Desde o primeiro dia em que se comemorou o Dia da Terra, em 1970, muitas formas de vida se extinguiram da superfÃcie terrestre.
Â
- O planeta perdeu cerca de 40% das espécies terrestres e marinhas;
- Das cerca de 11.000 aves do mundo estima-se que cerca de 40% estejam em declÃnio;
- Estima-se que se tenha perdido cerca de 75% dos animais de água doce;
- Também as  populações de insetos diminuÃram cerca de 75% em alguns habitats
- Cerca de um quarto dos recifes de corais foi até agora destruÃdo de forma irreparável e 75% dos restantes encontra-se em risco;
- Estima-se ainda que os seres humanos tenham impactado cerca de 83% da superfÃcie terrestre afetando os ecossistemas e as espéciesÂ
Â
Apesar de diferentes entre si, a maior parte das formas de vida ameaçadas de extinção no nosso planeta, tem como principal causa a ação humana. Por essa razão é ainda possÃvel reverter esta tendência e fazer com que muitas das espécies em declÃnio recuperem.
Â
Faz parte da missão do Jardim Zoológico sensibilizar diariamente os visitantes para os problemas observados no habitat natural das espécies, incentivando os mesmos na adoção de boas práticas para a conservação das espécies e dos seus habitats.
Â