16 de Outubro de 2019 / Aprender
Alimentação – estimulo e muita criatividade
Tudo o que está à vista nas instalações do Jardim Zoológico tem um propósito e nada acontece ao acaso. Sacos de serapilheira, caixas de madeira, cordas e muitos outros materiais correspondem a itens de enriquecimento ambiental que procuram estimular os comportamentos naturais dos animais.

Às 7h da manhã o primeiro departamento do Zoo a “acordar” é a nutrição. Aqui, são preparados alimentos para cerca de 2000 animais de 300 espécies diferentes. Na cozinha da nutrição a comida foi recepcionada ao longo da semana e agora frutas, ovos, verduras, entre outros ingredientes vão ser cortados e cuidados para incorporarem dietas de animais completamente distintos.
 
Porém, a comida preparada e distribuída pelo departamento de nutrição não é “servida” todos os dias da mesma forma. Muita criatividade é um requisito para o trabalho dos tratadores que definem diferentes estratégias para estimular os animais na procura do alimento, à semelhança do que aconteceria em habitat natural. 
 
Através do enriquecimento ambiental girafas e suricatas aprendem a caçar e a procurar o alimento nos sítios devidos, como as deliciosas folhas de acácia no topo das árvores, ou as suculentas larvas de escaravelho debaixo da terra.
 
No entanto, tal como acontece na natureza, nem todos os animais recebem alimento diário. Este jejum aplica-se a poucos, principalmente aos grandes felinos e répteis, e pretende simular situações como caçadas mal sucedidas ou ausência de alimento, que os animais enfrentam diariamente no habitat natural. Para os restantes animais que encontram alimento com facilidade, como frutas, verduras e insetos, a comida é disposta na instalação para um acesso facilitado.
 
O enriquecimento ambiental é adaptado a cada espécie e à realidade que cada uma vivencia no habitat natural. Nem sempre enriquecer é sinónimo de dificultar.
 
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: alimentacao , estimulo , e , muita , criatividade ,
DESCRIPTION: Tudo o que está à, , , ,