30 de Maio de 2019 / Aprender
ALERTA VERMELHO | RINOCERONTE-DE- SUMATRA
O Rinoceronte-de-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis) é uma das subespécie de rinoceronte mais ameaçada em todo o mundo e as hipóteses para evitar a sua extinção são cada vez mais diminutas.
 
Proveniente da ilha de Sumatra, na Indonésia, esta subespécie encontra-se em declínio devido à pressão provocada pela perda do habitat e pela intensa caça ilegal. Segundo dados da WWF, estima-se que existam menos de 80 indivíduos desta espécie em todo o mundo.
 
Às causas de ameaça anteriormente referidas, junta-se agora o isolamento provocado pela fragmentação do território. Esta é uma ameaça real uma vez que faz com que os indivíduos não se encontrem e, deste modo, não haja reprodução. Por outro lado, quando ficam muito tempo sem acasalar, as fêmeas apresentam uma maior predisposição para desenvolver quistos e miomas nos seus canais reprodutivos, o que poderá resultar na morte do animal.
 
Esta segunda-feira, dia 27 de maio, a conservação desta subespécie sofreu uma perda com a morte do último Rinoceronte-de-sumatra macho na Malásia. Este animal habitava a Tabin Wildlife Reserve, no Bornéu, Indonésia, e ambicionava-se, sem sucesso, a sua reprodução.
 
A esperança na conservação desta subespécie passa agora pela identificação das populações isoladas na Indonésia e a sua recolocação em centros de conservação e reprodução nas imediações.
 
Em 2006, no âmbito da Campanha da EAZA SOS Rhino, o Jardim Zoológico enviou um técnico para participar no estudo demográfico de uma das subespécies mais ameaçadas de Rinoceronte-de-sumatra: o Dicerorhinus sumatrensis harrissoni.
 
 
 
 
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: alerta , vermelho , rinoceronte , de , sumatra ,
DESCRIPTION: O Rinoceronte-de-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis), , , ,