15 de Maio de 2019 / Aprender
A importância do grupo familiar | Suricatas
Para os animais selvagens o conceito de família não tem a mesma acepção utilizada pela nossa espécie. O grupo familiar assume uma função muito utilitária tendo como objetivo final a sobrevivência dos indivíduos.
 
Na savana, por exemplo, podemos observar muitos animais que vivem em grupo, no entanto, será para eles importante a estrutura familiar? Em muitos casos não. Animais como o crocodilo ou o hipopótamo, vivem em grandes grupos, no entanto, a presença de indivíduos pares não é relevante uma vez que não dependem uns dos outros para sobreviver.
 
Também na savana, podemos observamos outros animais que se agrupam e cujo grupo familiar assume uma importante função na sua sobrevivência. As Suricatas, por exemplo, dependem totalmente do grupo familiar dentro do qual estão definidas funções para todos os elementos do grupo. As funções vão desde vigiar o território, procurar alimento a cuidar das crias. E o seu incumprimento coloca em causa a permanência do indivíduo no grupo familiar.
 
Estes animais têm uma área de distribuição que vai desde o deserto à savana, zona onde habitam muitas outras espécies que competem com eles por alimento. Uma vez sozinhos, perderiam não só a capacidade que lhes é conferida pelo grupo de encontrarem alimento com extrema eficácia, como perderiam a capacidade de estar permanentemente de vigia deixando-os expostos a inúmeros predadores. Conclui-se por isso que é a organização em grupo que aumenta exponencialmente a sua capacidade de sobrevivência.
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: a , importancia , do , grupo , familiar , suricatas ,
DESCRIPTION: Para os animais selvagens o conceito de familia nao tem a , , , ,