08 de Junho de 2019 / Aprender
A grande ilha de lixo do Oceano Pacífico
O vórtex do Pacífico é uma ilha de lixo que resulta da ação diária de cada indivíduo, em qualquer parte do mundo. Deitar o lixo para o chão ou mesmo colocá-lo num caixote do lixo sem a devida separação, deixa os detritos expostos ao vento, à chuva e a outros fatores externos, que o transportam para o oceano. As correntes fazem o restante trabalho, arrastando-o para pontos comuns, um deles, entre o Havai e a Califórnia – a grande ilha de lixo do Pacífico. No entanto, e apesar de muito do lixo que encontramos nessa ilha resultar da atividade humana (palhinhas, garrafas, cotonetes), a maioria dos detritos são equipamentos de pesca abandonados em alto mar.
 
No artigo científico “Evidence that the Great Pacific Garbage Patch is rapidly accumulating plastic”, datado de março de 2018 e publicado na revista Scientific Reports, estima-se que haja cerca de 80 mil toneladas de plástico a flutuar nessa ilha, um total de 1.6 milhões de km2, colocando em causa a biodiversidade marinha. Para Tiago Carrilho, biólogo e educador no Jardim Zoológico, os mais afetados nesta teia de lixo são as aves e os mamíferos marinhos. Os mamíferos marinhos na tentativa de chegar à superfície para respirar, são muitas vezes apanhados na teia de lixo, acabando por morrer afogados. Já as aves, em que as técnicas de caça passam pelo mergulho acabam por ingerir pequenos detritos onde, por vezes, podem também ficar presas. Nos últimos anos, têm-se multiplicado as imagens partilhadas nas redes sociais de aves e mamíferos marinhos com lixo no seu sistema digestivo ou envolvidas em redes de pesca, por exemplo.
 
No entanto, a poluição marinha não afeta apenas os mamíferos e aves marinhas. A acumulação de lixo tem influência em todo o ecossistema marinho, colocando em causa a sobrevivência das algas e recifes de coral, responsáveis pela retenção de dióxido de carbono e produção de oxigénio.
 
No Jardim Zoológico os visitantes são diariamente sensibilizados para a valorização dos oceanos e a conservação da biodiversidade marinha, na apresentação da Baía dos Golfinhos. Numa envolvência única criada através de comportamentos naturais subaquáticos é desenvolvida uma forte ligação emocional entre o visitante e os animais, levando-os a agir pela preservação deste vasto ecossistema que cobre mais de 70% da superfície terrestre.
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: a , grande , ilha , de , lixo , do , oceano , pacifico ,
DESCRIPTION: O vórtex do Pacífico é uma ilha de lixo que resulta da a?, , , ,