28 de Dezembro de 2021 / Animais
Yeti, o ovo surpresa do Jardim Zoológico
O tráfico de animais é uma das maiores ameaças à conservação das espécies. No Bosque Encantado do Jardim Zoológico habitam um conjunto de aves que representam essa problemática.
 
Aterraram em Lisboa ainda dentro de um ovo após terem sido retirados por traficantes do seu habitat natural, a América Central e do Sul.
 
Araras e papagaios são habitualmente as aves alvo deste comércio ilegal. Para garantir o sucesso da operação os traficantes transportam as aves ainda em ovo dentro de collants que atam à volta da barriga garantindo assim a temperatura necessária para que os ovos se mantenham viáveis.
 
Portugal não é o destino deste tráfico, mas é uma porta de entrada para a Europa. Quando os ovos são apreendidos no aeroporto de Lisboa é contactada uma rede de centros de acolhimento que têm condições para os receber e fazer eclodir. O Jardim Zoológico é uma dessas instituições.
 
Em 2011 foi entregue ao cuidado do Zoo um conjunto de ovos muito especiais. Foram apreendidos em voos provenientes do Brasil e pela sua aparência era certo que se tratava de mais um grupo de psitacídeos (araras e papagaios). Os ovos foram colocados numa incubadora. Cada ave tem uma temperatura própria de incubação e essa é mais uma das dificuldades deste processo uma vez que a temperatura errada pode matar o embrião. No entanto, uma vez que os psitacídeos são as aves mais comuns destas operações, os tratadores sabiam como proceder.
 
Quando os ovos começaram a eclodir uma das aves era muito diferente das restantes. Os tratadores estavam perante uma cria de Coruja-do-mato-tropical, uma espécie carnívora. Esta espécie tem por hábito colocar os seus ovos em ninhos de outras aves para que estes sejam chocados, o que poderá explicar o facto de se encontrar um ovo desta espécie tão distinta junto dos restantes.
 
Por ter uma aparência muito diferente daquela que era esperada, e mais tarde apresentar uma penugem esbranquiçada, os tratadores chamaram-lhe Yeti; fazia lembrar o Abominável Homem das Neves, uma criatura mítica da região dos Himalaias. Esta pequena ave pode ser observada numa das apresentações das aves no Bosque Encantado onde juntamente com araras e papagaios sensibilizam os visitantes para a conservação das espécies.
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: yeti , o , ovo , surpresa , do , jardim , zoologico ,
DESCRIPTION: O tráfico de animais é uma das maiores ameaças à conserv, , , ,