17 de Janeiro de 2020 / Animais
Kokaburra - Um grito pela Austrália
O ano de 2019 terminou com tristes notícias vindas do outro lado do mundo – os fogos na Austrália que devastam o país e colocam em perigo pessoas, plantas e animais. 

Entrámos em 2020 com uma onda de solidariedade pelos nossos colegas australianos através de um conjunto de medidas que visam a recolha de fundos para o resgate e recuperação de animais e habitats.

Este é um momento em que o papel das instituições zoológicas ganha ainda mais importância uma vez que, devido aos programas de reprodução de animais em que participam, constituem populações geneticamente saudáveis para reforçar as populações no habitat natural, sempre que necessário. 
 
Ao longo de 12 semanas, junte-se á rubrica “Um grito pela Austrália” e descubra a flora e fauna australiana que habita no Jardim Zoológico, em Lisboa.


Dedicamos a primeira rúbrica “Um grito pela Austrália” a um animal conhecido pela vocalização que se assemelha a um riso e por isso, na semana em que se comemora o Dia Internacional do Riso, falamos da Kokaburra.

Esta é uma ave de pequeno porte, no entanto, é a maior representante da família dos guarda-rios. As Kokaburras são aves monogâmicas, formam casais que se mantêm durante toda a vida, e permanecem no mesmo território ao longo do ano, são residentes. Os juvenis mais imaturos podem ainda permanecer com os progenitores até perto dos 4 anos de idade, auxiliando nos cuidados das novas crias.  Findo este tempo, procuram um par para nidificar, fazendo-o em outro local ou permanecendo com o par no local de nascimento. A estabilidade e o sedentarismo que as caracteriza, podem não ser muito restritos em situações excecionais como a falta de alimento. No entanto, o regresso ao seu território é quase certo.

São aves omnívoras, alimentando-se de invertebrados, como caracóis, minhocas e aranhas, mas também animais maiores  como peixes, rãs ou serpentes. Procuram alimento no solo, em voo ou em águas pouco profundas. 

Visite-nos na próxima semana e descubra o animal que vamos enaltecer no Dia Mundial da Educação Ambiental.
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: um , grito , pela , australia , kokaburra ,
DESCRIPTION: Dedicamos a primeira rúbrica “Um grito pela Austrália” a um animal conhecido pela vocalização que se assemelha a um riso e por isso, na semana em que se comemora o Dia Internacional do Riso, falamos da Kokaburra.