24 de Janeiro de 2020 / Animais
Catatua-de-bico-comprido - Um grito pela Austrália
O ano de 2019 terminou com tristes notícias vindas do outro lado do mundo – os fogos na Austrália que devastam o país e colocam em perigo pessoas, plantas e animais.
 
Entrámos em 2020 com uma onda de solidariedade pelos nossos colegas australianos através de um conjunto de medidas que visam a recolha de fundos para o resgate e recuperação de animais e habitats.
 
Este é um momento em que o papel das instituições zoológicas ganha ainda mais importância uma vez que, devido aos programas de reprodução de animais em que participam, constituem populações geneticamente saudáveis para reforçar as populações no habitat natural, sempre que necessário.
 
Ao longo de 12 semanas, junte-se à rubrica “Um grito pela Austrália” e descubra a flora e fauna australiana que habita no Jardim Zoológico, em Lisboa.

 
 
Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Educação Ambiental a rubrica “Um grito pela Austrália” apresenta a Catatua-de-bico-comprido. A escolha deste animal surge a propósito do conflito criado com as populações locais e que apenas um intenso programa de educação ambiental poderá resolver.
 
A Catatua-de-bico-comprido ou Catatua-escavadeira, é uma ave do sudeste australiano. Esta espécie gregária e sedentária, movimenta-se em bandos de dimensões variáveis, consoante a disponibilidade alimentar. Habita nas florestas de eucalipto e pastagens australianas, procurando alimento no solo. Utiliza o bico especializado, responsável pelo seu nome comum, para escavar em torno das raízes das plantas.
 
Os registos indicam uma diminuição drástica da espécie devido à expansão de pastagens para gado, o que provocou a diminuição do seu principal recurso alimentar natural, uma espécie de margarida. Esta perda de território e de alimento, fez com que passassem a recorrer aos campos de cultivo como nova fonte de alimento. A consequente destruição dos campos de cultivo, coloca estas aves em conflito direto com as populações locais tornando-se estas numa potencial ameaça para estes animais.
 
A recuperação da população de Catatuas-de-bico-comprido, passa não só pela conservação do seu habitat natural e do seu alimento, mas também por um intenso plano de educação ambiental desenvolvido para sensibilizar as populações locais e para encontrar estratégias sustentáveis.
 
Na próxima rubrica de “Um grito pela Austrália” e em comemoração do Dia Internacional da Zebra, conheça uma zebra que é também uma ave.
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: um , grito , pela , australia , catatua , de , bico , comprido ,
DESCRIPTION: Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Educação Ambiental a rubrica “Um grito pela Austrália” apresenta a Catatua-de-bico-comprido.