Existem cinco tipos diferentes de sentidos – o olfato, o paladar, a visão, a audição e o tato. Nem todos os animais os têm igualmente apurados, estando estes adaptados às necessidades que os animais enfrentam no meio onde vivem.
Visão e audição
A visão permite ver o mundo que nos rodeia e a audição permite ouvir os sons. No entanto, como vimos anteriormente, nem todos os animais têm os sentidos igualmente apurados. O Tigre-de-sumatra, por exemplo, é um predador, ou seja, caça outros animais, pelo que ouve muito bem e tem uma visão desenvolvida que lhe permite ver mesmo quando há pouca luz. O Rinoceronte-branco, por sua vez não tem uma visão tão boa, no entanto, a sua audição é ainda mais apurada. Este último tem umas orelhas grandes, que consegue virar para o lado que quiser para poder ouvir melhor.
Olfato
O olfato é o sentido associado à capacidade de captar cheiros. Animais como o lobo e o cão têm um olfato muito desenvolvido. O Dragão-de-komodo tem uma estratégia de caça intrinsecamente relacionada com o seu olfato. Este réptil come animais mortos que encontra, sendo capaz de sentir o cheiro de dessas carcaças a 11 km de distância. No caso dos répteis, o olfato é captado através da língua e não do nariz. Para tal o animal tem a língua bífida (bifurcada) que coloca constantemente de fora para, juntamente com o órgão de Jacobson, situado no céu da boca, obter informações olfativas e gustativas sobre o meio envolvente.
Tato
O tato é o sentido que normalmente associamos às nossas mãos, podemos assim pensar nas mãos do Gorila-ocidental-das-terras-baixas, que são parecidas com as nossas e que também lhes permitem tocar, sentir e agarrar em objetos e alimentos.
Paladar
O paladar é o sentido associado ao sabor dos alimentos. Através da língua conseguimos identificar se um alimento é doce, amargo, ácido ou salgado. O Chimpanzé, por exemplo, tem um paladar semelhante ao dos seres humanos.
Os sentidos funcionam como um todo, permitindo aos seres vivos conhecer o mundo exterior e tomar decisões sobre, por exemplo, o que comer e que caminho seguir.