15 de Outubro de 2021 / Animais
Livro Vermelho dos Peixes Marinhos
O Livro Vermelho dos Peixes Marinhos de Portugal vai ser atualizado, trinta anos depois da sua última versão. Esta é uma ferramenta importante na tomada de decisões relacionadas com a conservação dos oceanos uma vez que permite identificar as ameaças a que as espécies estão sujeitas assim como o grau dessas ameaças a fim de agir convenientemente para a sua conservação.
 
A última atualização deste documento data de 1992/93 e regista a avaliação de um reduzido número de espécies marinhas. Num momento em que o mundo enfrenta uma crise climática sem precedentes da qual resulta uma acentuada perda de biodiversidade, torna-se urgente a revisão e atualização desta ferramenta.
 
A Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza, IUCN, é um documento que reúne informação sobre as espécies em risco de extinção a nível global. Estima-se que existam cerca de 8,7 milhões de espécies no planeta, tendo sido descritas mais de 1,2 milhões, na grande maioria terrestres. Destas, apenas 138.374 foram avaliadas a nível global, das quais apenas 16.921 são marinhas.
 
A produção do livro é uma iniciativa do Oceanário e da Fundação Azul e estima-se que estará concluído em 2023.
 
 
 
Fonte | LUSA
 
Foto | Lone Jensen_Pexels
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: livro , vermelho , dos , peixes , marinhos ,
DESCRIPTION: O Livro Vermelho dos Peixes Marinhos de Portugal vai ser atualizado, trinta anos depois da sua última versão.