29 de Outubro de 2021 / Animais
Dia Mundial do Lémure
Há cerca de 165 milhões de anos, Madagáscar separou-se do continente africano, dando origem a uma ilha que é hoje a “casa” de uma biodiversidade única. Por esse conjunto de espécies de fauna e flora endémicas, ou seja, que habitam exclusivamente neste pequeno paraíso na terra, Madagáscar é considerado um hotspot de biodiversidade mundial.

No entanto, o rápido crescimento da população humana coloca sob ameaça diversos ecossistemas da ilha. Como resultado da desflorestação para agricultura, atualmente restam apenas 5 a 8 % da floresta tropical original que cobria Madagáscar quase por inteiro, o que faz com que quase todas as espécies endémicas estejam, atualmente, ameaçadas.

A nordeste de Madagáscar encontra-se a Baía de Antogil, cercada pelas últimas porções de floresta tropical primária da ilha, a Floresta de Farankaraina. Este é o habitat de um conjunto de animais e plantas que compõem a riqueza natural da Baía de Antogil. Aqui, tem-se registado nos últimos anos o aumento das populações de animais, o que faz deste, o lugar ideal para a natureza se estabelecer. 

Uma das espécies endémicas de Madagáscar é o Lémure-vermelho, há setenta anos classificado como extinto localmente na floresta de Farankaraina. Tendo em vista a salvaguarda e recuperação desta espécie, associações de conservação como a Antogil Conservation, têm realizado várias ações, entre elas a reintrodução de animais provenientes de zoos europeus, a sensibilização das populações locais e dos turistas para a necessidade de conservar as espécies, e ainda ações de translocação de animais.

A translocação é um procedimento de captura de animais em zonas de conflito e a posterior reintrodução em zonas “saudáveis”, como por exemplo a Floresta de Farankaraina. Aquando da translocação, são colocados nos animais colares de GPS para monitorização dos mesmos, um procedimento importante para permitir compreender a evolução da população. Em 2019, aquando da translocação de seis Lémures-vermelhos para a Floresta de Farankaraina, o Jardim Zoológico contribuiu com a oferta desses equipamentos.
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: dia , mundial , do , lemure ,
DESCRIPTION: Há cerca de 165 milhões de anos, Madagáscar separou-se do, , , ,