Educação
Concurso Nacional Escolas

O Jardim Zoológico, em parceria com a Associação Bandeira Azul para a Europa (ABAE) - através do programa Eco-escolas, o portal BioDiversity4All e a Direção Geral de Educação (DGE) convidam todos os professores e alunos a participarem no concurso nacional para escolas "Let it Grow - Pela biodiversidade local". Dirigido a alunos da educação pré-escolar, ensino básico, ensino secundário e profissional, este concurso pretende promover a conservação da nossa biodiversidade local através de uma campanha de sensibilização dirigida a toda a comunidade, em especial, à comunidade onde estão inseridas.

De norte a sul, Portugal apresenta um mosaico de biodiversidade incrível. Geograficamente, estamos numa zona de fronteira que tem influências africanas, mediterrânicas, do norte da Europa e atlânticas, isto significa que, em termos de fauna, podemos ter espécies residentes, invernantes, migradoras e nidificantes.

A bacia do Mediterrâneo constitui uma área invulgarmente rica do ponto de vista biológico. No entanto, o seu futuro como tal não está assegurado. Das mais de 1900 espécies de animais avaliadas pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), muitas são as que estão ameaçadas. Esta região, a que Portugal pertence, está mesmo classificada como sendo um dos 34 Hotspots de Biodiversidade do planeta. Ou seja, é uma zona em que se concentra um elevado número de espécies, muitas delas só ali existentes (espécies endémicas), e que constitui uma área prioritária de Conservação por estar sob um considerável grau de ameaça.

Existem muitas espécies interessantes no nosso País, de norte a sul de Portugal continental e também nas ilhas, Açores e Madeira. Alguns exemplos de espécies portuguesas são: Lince-ibérico (Lynx pardinus), Lobo-ibérico (Canis lupus signatus), Foca-monge (Monachus monachus), Águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti), Priolo (Pyrrhula murina), Víbora-de-seoane (Vipera seoanei), Cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis), Salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica), Sapo-parteiro-ibérico (Alytes cisternasii) e Saramugo (Anaecypris hispanica). Isto para nomear apenas algumas, muitas mais se encontram descritas.

Até que ponto conhece a biodiversidade do nosso país?

É este o desafio que vos lançamos! 

Alunos e Professores, ao participarem no Concurso Nacional Escolas "Let it Grow - Pela Biodiversidade Local" terão a oportunidade única de agir pela conservação da biodiversidade local e, mais importante, poderão ajudar-nos a espalhar esta mensagem fundamental!


Caro Professor,

Consulte o enquadramento teórico e o regulamento. Participe com os seus alunos, leve-os a aprender a importância da biodiversidade das comunidades onde estão inseridos!

Ganhe prémios: Participação num programa único: "À Noite no Zoo" especialmente dirigido para grupos escolares!

 


Informações

E-mail: pedagogico@zoo.pt




Destaques
Festas de Aniversário no Zoo
Apadrinha o Barnabé e ganha 1 bilhete