Newsletter Pesquisa:
English Version Homepage Planeie a sua visita Preços e Horários Jogos Apadrinhe um Animal Actividades
 
  Hipopótamo-pigmeu
Nome Científico: Hexaprotodon liberiensis


   Fotos
   Enviar Postal
Adicionar à minha visita



Ordem: ARTIODACTYLA

Família: Hippopotamidae

Distribuição e Habitat : Encontram-se de modo descontínuo, desde a Serra Leoa à Nigéria. Vivem em florestas alagadas e pântanos, sempre na proximidade de água.


Identificação:
O corpo tem a mesma forma que o do hipopótamo (Hippopotamus amphibius), mas é muito mais pequeno (o seu peso médio é de apenas 160 a 270 kg comparativamente aos 3200 kg do hipopótamo) e as patas são proporcionalmente mais compridas. Os quatro dedos das patas também são mais esguios e possuem pequenas membranas interdigitais. A pele é castanha, nua e macia e é mantida sempre húmida graças às secreções viscosas que produz.

Hábitos:
São animais solitários, nocturnos e menos aquáticos do que os hipopótamos. Em caso de ameaça, tendem a refugiar-se na água, em vez de no interior da floresta, como era anteriormente referido.

Dieta:
Alimentam-se de folhas, rebentos, frutos e tubérculos.

Reprodução: 
O período de gestação é de 184 a 204 dias, após os quais têm uma cria (excepcionalmente duas), que é amamentada por seis a oito meses. Atingem a maturidade sexual aos quatro a cinco anos de idade.


Estatuto de conservação e principais ameaças:
É uma espécie vulnerável (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza). Pertence ao Apêndice II da CITES. Está ameaçada pela destruição do seu habitat e pela caça ilegal. Existe em muitos zoos, nos quais se reproduz com relativa facilidade.







Opiniões sobre Jardim Zoológico de Lisboa e Hotéis em Lisboa
Principal | Visitantes | Escolas | Empresas | O Zoo  
Localização | Contactos | Mapa do Site